ATIVIDADES - 1º CICLO

  ATIVIDADE «HORA DO CONTO» -CONTO DE NATAL

Pré-escolar e 1º Ciclo

    Os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo participaram (em novembro e dezembro) no Conto de Natal ouvindo e participando a dar a sua opinião sobre os assuntos tratados nas histórias. As histórias foram “Historinha de Natal” de Luísa Ducla Soares e Lenda da Árvore de Natal".

«A ARQUEOLOGIA VAI À ESCOLA: À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO LOCAL»

Obelisco

  Uma sessão sobre o Património Local de Perafita (em novembro e dezembro) foi dinamizada em todas as turmas do 3º Ano da Escola Básica das Ribeiras e da Escola Básica nº2 de Perafita e em todas as turmas do 5º Ano na Escola Básica de Perafita pela Dra. Conceição Pires, Arqueóloga da Câmara Municipal de Matosinhos.

 

a maior riqueza de um povo e de uma comunidade, reside na riqueza do seu passado, na sua História e no legado que vai sendo projetado no presente e para as gerações futuras."

À CONVERSA COM… SUSANA GONÇALVES

    Os alunos das turmas do 4º Ano da Escola Básica das Ribeiras, da Escola Básica nº 2 de Perafita e os alunos de várias turmas do 6º e do 5º Ano da Escola Básica participaram (em novembro e dezembro de 2023) na apresentação do livro OS CACHORRINHOS DA CADELA MIMI pela sua autora, Susana Gonçalves.

    Os alunos tiveram oportunidade de conversar com a autora sobre a vida diária das pessoas com deficiência visual e da sua própria experiência pessoal. Esta atividade foi organizada em parceria com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Clica no site abaixo para saberes mais sobre a escritora e o livro:

ATIVIDADE/PROJETO “FIO DE CONTOS” 

      A Atividade “Fio de Contos” sob o tema “MonstrosMonstrinhos e Monstrões” está a ser desenvolvida em todas as turmas do Pré-escolar e do 1º Ciclo.

Abre aqui o site da Atividade:

https://sites.google.com/aeperafita.pt/fiodecontos?pli=1&authuser=1

ATIVIDADE A BIBLIOTECA APRESENTA-SE: 

           «FORMAÇÃO DE UTILIZADORES»  

                        1º Ano e 5º Ano

  Neste mês de outubro de 2023 - Mês Internacional da Biblioteca Escolar -  foram realizadas sessões de apresentação da Biblioteca Escolar com todas as turmas do 1º Ano da Escola Básica das Ribeiras e da Escola Básica nº2 de Perafita e com todas as turmas do 5º Ano da Escola Básica.

 Estas sessões serviram para sensibilizar os alunos para a importância da leiturados livros e da Biblioteca e para apresentar a estrutura, funcionamento e formas de proceder da / na Biblioteca.

À CONVERSA COM… RAQUEL PATRIARCA 

3º ANO (EB1 Ribeiras)

    Os alunos das turmas do 3º Ano da Escola Básica das Ribeiras tiveram oportunidade de experienciar o contacto com a escritora Raquel Patriarca (autora de livros infanto-juvenis) para a ouvir contar histórias fascinantes, para conversar entusiasticamente sobre livros e leituras: A escritora deixou os alunos deslumbrados, surpreendidos e entusiasmados com as histórias ouvidas. Esta atividade foi organizada em parceria com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Clica no link abaixo para leres a biografia da escritora:

https://portaldomunicipe.cm-lourinha.pt/menu/1021/raquel-patriarca





ATIVIDADE «A BIBLIOTECA APRESENTA-SE: FORMAÇÃO DE UTILIZADORES»

1º ANO / 5º ANO

  Em setembro e outubro foram realizadas sessões de apresentação da Biblioteca Escolar com todas as turmas do 1º Ano da Escola Básica das Ribeiras, da Escola Básica nº2 de Perafita e com todas as turmas do 5º Ano da Escola Básica.

   Estas sessões serviram para sensibilizar os alunos para a importância da leitura, dos livros e da Biblioteca, para a estrutura, funcionamento e formas de proceder na Biblioteca.




Clica na imagem abaixo e lê histórias e livros digitais:https://becreperafitablog.blogspot.com/p/livros-digitais-ebooks.html  

  "Crianças iguais, histórias diferentes"

IGUALDADE DE GÉNERO

    Uma sessão sobre igualdade de género com a turma do 4ºAP da Escola Básica nº2 de Perafita, foi dinamizada, no dia 15 de novembro, pela “Associação Plano i” em parceria com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e com a nossa Biblioteca Escolar. 

    Alcançar a igualdade de género, pondo fim à discriminação, violência e quaisquer práticas prejudiciais contra mulheres e raparigas, e garantindo igualdade de oportunidades para a liderança. Este é um dos 17 objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU).”Visualiza o vídeo abaixo sobre o assunto:

ATIVIDADE "SOBE+" – SAÚDE ORAL NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES»

1º ANO / 2º ANO / 4º ANO / 5ºANO

    Uma sessão de sensibilização sobre a Saúde Oral foi dinamizada em todas as turmas dos 1º Ano, 2º Ano, 4º Ano e 5º Anos, pelas Enfermeiras Carmen Vieira e Catarina Afonso, numa parceria com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Os assuntos abordados foram a importância da escovagem dos dentes; técnicas de escovagem (frequência e duração); características importantes da escova de dentes; como cuidar da escova de dentes; o dentífrico a utilizar; alimentação e saúde oral.

             Sessões das Turmas do 5ºAno:

Sessões das Turmas dos 1º Ano/2º Ano/4º Anos:

Ouve as canções no site abaixo (músicase canta:

 

ATIVIDADE «A ARQUEOLOGIA VAI À ESCOLA: À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO LOCAL»

3º ANO e 5º ANO

  Uma sessão sobre o Património Local de Perafita foi dinamizada em todas as turmas do 3º Ano da Escola Básica das Ribeiras e da Escola Básica nº2 de Perafita e em todas as turmas do 5º Ano na Escola Básica de Matosinhos pela Dra. Conceição Pires, Arqueóloga da Câmara Municipal de Matosinhos. Todas as sessões foram realizadas em estreita coordenação com todos os Professores das turmas presentes. 

Sessões das Turmas do 3º Ano:




“a maior riqueza de um povo e de uma comunidade, reside na riqueza do seu passado, na sua História e no legado que vai sendo projetado no presente e para as gerações futuras."

Sessões das Turmas do 5º Ano:

        "Crianças iguais, histórias diferentes"

A DISCRIMINAÇÃO

    Uma sessão sobre discriminação com todas as turmas do 4º Ano da Escola Básica das Ribeiras foi dinamizada, no dia 20 de outubro, pela “Associação Plano i” em parceria com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e com a nossa Biblioteca Escolar. 

           "Somos todos iguais, apesar das nossas diferenças."

Sem comentários:

Enviar um comentário