ATIVIDADES - 2º CICLO

CONCURSO «LER É CRESCER!»

5º ANO e 6º ANO 

   O Concurso «Ler É Crescer», decorreu em dezembro na Biblioteca Escolar e nele participaram alunos(as) selecionados(as) na Disciplina de Português das Turma do 5º Ano e do 6º Ano. 

    No 5º Ano todos os alunos leram e interpretaram, previamente, nas aulas de Português com as respetivas Professoras, a obra "A Viúva e o Papagaiode Virginia Woolf. No 6º Ano todos os alunos leram e interpretaram, previamente, nas aulas de Português com as respetivas Professoras, a obra Ali Babá e os Quarenta Ladrões (adaptação de Luc Lefort).

                                     5º ANO:       

                Alunos vencedores do 5º Ano:

1º lugar: Leonor Alves
2º lugar: Clara Carvalho
3º lugar: Rodrigo Pinto 

Alunos vencedores do 6º Ano:

 1º lugar: Martim Sousa
          2º lugar: Mariana Magalhães
 3º lugar: Camille Santos

ATIVIDADE «HORA DO CONTO - 5º ANO E 6º ANO

Grou coroado

     Todas as turmas do 5º Ano e do 6ºAno participaram na Atividade, ao longo do 1º Período, ouvindo e participando a dar a sua opinião sobre os assuntos tratados nas histórias. No 5º Ano a história ouvida foi "Um Simples Caderno"; no 6º Ano  a história ouvida foi a lenda japonesa "Mil Penas de Tsuru".

«A ARQUEOLOGIA VAI À ESCOLA: À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO LOCAL»

Obelisco

  Uma sessão sobre o Património Local de Perafita (em novembro e dezembro) foi dinamizada em todas as turmas do 3º Ano da Escola Básica das Ribeiras e da Escola Básica nº2 de Perafita e em todas as turmas do 5º Ano na Escola Básica de Perafita pela Dra. Conceição Pires, Arqueóloga da Câmara Municipal de Matosinhos.

 

a maior riqueza de um povo e de uma comunidade, reside na riqueza do seu passado, na sua História e no legado que vai sendo projetado no presente e para as gerações futuras."

À CONVERSA COM… SUSANA GONÇALVES

    Os alunos das turmas do 4º Ano da Escola Básica das Ribeiras, da Escola Básica nº 2 de Perafita e os alunos de várias turmas do 6º e do 5º Ano da Escola Básica participaram (em novembro e dezembro de 2023) na apresentação do livro OS CACHORRINHOS DA CADELA MIMI pela sua autora, Susana Gonçalves.

    Os alunos tiveram oportunidade de conversar com a autora sobre a vida diária das pessoas com deficiência visual e da sua própria experiência pessoal. Esta atividade foi organizada em parceria com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Clica no site abaixo para saberes mais sobre a escritora e o livro:

                   ATIVIDADE SAÚDE ORAL  

                  NA  BIBLIOTECA ESCOLAR   

                                      5ºANO

     Uma sessão de sensibilização sobre a Saúde Oral foi dinamizada em todas as turmas do 5º Ano, em novembro de 2023, pela Enfermeira Carmen Vieira, numa parceria com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos. 

   Os assuntos abordados foram a importância da escovagem dos dentes; técnicas de escovagem (frequência e duração); características importantes da escova de dentes; como cuidar da escova de dentes; o dentífrico a utilizar; alimentação e saúde oral.


ATIVIDADE «PARAR PARA LER» 

     Esta Atividade que comemora o Dia da Biblioteca Escolar: 23 de outubro de 2023 e celebra o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), decorreu durante o mês de  outubro de 2023 nas aulas de Língua Portuguesa dos 2º e 3º Ciclos.

   Aquela consistiu na leitura em sala de aula de livros disponibilizados em caixas preparadas pela equipa da Biblioteca.

ATIVIDADE A BIBLIOTECA APRESENTA-SE: 

           «FORMAÇÃO DE UTILIZADORES»  

                        1º Ano e 5º Ano

  Neste mês de outubro de 2023 - Mês Internacional da Biblioteca Escolar -  foram realizadas sessões de apresentação da Biblioteca Escolar com todas as turmas do 1º Ano da Escola Básica das Ribeiras e da Escola Básica nº2 de Perafita e com todas as turmas do 5º Ano da Escola Básica.

 Estas sessões serviram para sensibilizar os alunos para a importância da leiturados livros e da Biblioteca e para apresentar a estrutura, funcionamento e formas de proceder da / na Biblioteca.






Comemoração do dia 5 de outubro de 1910: Implantação da República Portuguesa 

  A Atividade de Comemoração do dia 5 de outubro de 1910 - Implantação da República está a ser desenvolvida pelo Grupo Disciplinar de História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo (5º e 6º anos).



   Uma Exposição, com objetos reais da Época acima está decorrer na Biblioteca Escolar até 16 de outubro. A exposição tem sido visitada e vivenciada diariamente por alunos de outros anos (7º,8º,9ºanos) que têm lido e apreendido curiosidades da Época com a ajuda das lupas disponíveis.


     Os alunos do 6º Ano estão a participar no jogo " Quem é Quem "- os Presidentes da República desde a Implantação da República (5 de outubro de 1910) até aos nossos dias e também no Concurso "Implantação da República".




    Os alunos do 5º Ano participam num jogo cujo objetivo final é a construção de um puzzle alusivo à Implantação da República. Todas estas atividades estão a ser realizadas em parceria com a Biblioteca Escolar.




MUMA VISITA A BIBLIOTECA DA ESCOLA BÁSICA: RÁBULA TEATRAL  

TURMAS DO 5º ANO

  “Uma rábula teatral lúdico-pedagógica. Dois personagens descobriram a máquina do tempo e visitaram o séc XXI. Tendo como hábito almoçar às 11h e jantar às 18h, Gervásio e Rosa Maria estranham os tempos de hoje, onde as criadas não usam avental de linho e os cocheiros foram substituídos por mecânicos (…) Na incursão por Matosinhos, terra natal de Rosa Maria, eles descobrem a MUMA, Rede de Museus de Matosinhos. Ali reencontram o antigo e o moderno, do seu tempo e de outros."(Fonte:https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/equipamentos/casa-do-bosque-servicos-educativos/programacao/muma-rede-de-museus-de-matosinhos#article_2958)

  A tarefa dos dois personagens foi apresentar os 13 Museus do Concelho de Matosinhos. 

 Esta Atividade foi realizada em parceria com o Grupo Disciplinar de História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo, no dia 12 de janeiro.




Vê neste link curiosidades engraçadas dos Museus de Matosinhos:

CONCURSO «LER É CRESCER!»

5º ANO

   O Concurso «Ler É Crescer», decorreu nos dias 14 de dezembro na Biblioteca Escolar e nele participaram alunos(as) selecionados(as) na Disciplina de Português, de cada Turma do 5º Ano. Todos os alunos leram e interpretaram, previamente, nas aulas de Português com as respetivas Professoras, a obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf.

Aqui se apresentam os alunos vencedores:

 1º lugar: Clara Correia

2º lugar: Matilde Neves

3º lugar: Miguel Maia

Parabéns a todos os Alunos pelo empenhamento e entusiasmo!

Parabéns a todas as Professoras pelo excelente trabalho nas suas Turmas!


ATIVIDADE «A BIBLIOTECA APRESENTA-SE: FORMAÇÃO DE UTILIZADORES»

1º ANO / 5º ANO

  Em setembro e outubro foram realizadas sessões de apresentação da Biblioteca Escolar com todas as turmas do 1º Ano da Escola Básica das Ribeiras, da Escola Básica nº2 de Perafita e com todas as turmas do 5º Ano da Escola Básica.

   Estas sessões serviram para sensibilizar os alunos para a importância da leitura, dos livros e da Biblioteca, para a estrutura, funcionamento e formas de proceder na Biblioteca.




Clica na imagem abaixo e lê histórias e livros digitais:https://becreperafitablog.blogspot.com/p/livros-digitais-ebooks.html

           ATIVIDADE «PARAR PARA LER»

2º CICLO E 3º CICLO

  Esta Atividade, integrada na celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), outubro de 2022, consistiu na leitura em silêncio, nas aulas de Língua Portuguesa, nas turmas do 2º Ciclo e do 3º Ciclo, de livros disponibilizados em caixas pré-preparadas pela equipa da Biblioteca. O objetivo primordial desta atividade foi motivar para a leitura enquanto fator gerador de Paz e Harmonia entre todos os alunos.

A Biblioteca Escolar é um lugar de Paz e de Bem-estar na companhia da leitura!

ATIVIDADE «HORA DO CONTO»

5ºANO e 6º ANO

   Todas as turmas do 5º Ano e do 6ºAno participaram na Atividade, ao longo do 1º Período, ouvindo e participando a dar a sua opinião sobre os assuntos tratados nas histórias. 

  No 5º Ano a história ouvida foi "Um Simples Caderno?" de Brigitte Meissel que abordou as questões do consumismo desenfreado, do desperdício, da poupança de recursos, da situação da pobreza extrema dos países africanos (sem escolas, livros, cadernos e lápis), da vital importância da Escola para a Paz e desenvolvimento das sociedades, dos direitos das crianças à educação. 

     No 6º Ano a história partilhada foi "A Árvore dos Abraços" com texto de José Jorge Letria e ilustrações de Joana Quental. "A Árvore dos Abraços" abraçava aqueles de quem mais gostava e que dela mais precisavam, oferecia-lhes o mais saboroso e raro de todos os frutos: o amor que ajuda a vencer as agruras da vida e os sofrimentos do mundo...

 

Fonte da imagem: http://marcasdeleitura.blogspot.com/2015/11/dia-internacional-dos-direitos-das.html

    Clica na imagem acima e visualiza os vídeos da playlist da UNICEF sobre os Direitos das Crianças:


UNICEF (PLAYLIST):


ATIVIDADE/ EXPOSIÇÃO 

"ROSA DOS VENTOS”

5º ANO

MODELO DE BOLSO Bússola e relógio solar portáteis. Instrumento datado do século XV e conservado no Museu Naval de Madrid.

(Fonte:https://nationalgeographic.pt/historia/grandes-reportagens/1831-a-invencao-da-bussola )

      Todas as Turmas do 5º ano, na Disciplina de História e Geografia de Portugal estudaram os Pontos Cardeais e Colaterais da Rosa dos Ventos

        Os nossos alunos do 5º ano foram desafiados a fazer uma rosa dos ventos. Puseram mãos à obra e deram asas à sua criatividade, revelando sentido de responsabilidade fizeram os seus trabalhos com materiais recicláveis. Cada vez mais se preocupam com o ambiente, são sensibilizados para que o protejam e mesmo quando se trata de fazer um trabalho eles procuram colocar em prática aquilo que aprenderam. Nesse sentido, foram empregues materiais muito diversificados: rolhas de cortiça, cápsulas de café, molas de madeira, pauzinhos de espetadas. Os alunos revelaram, enfim, que estão atentos ao problema e estão de parabéns por isso."

Relembra neste vídeo o que são os Pontos Cardeais:


ATIVIDADE "SOBE+" – SAÚDE ORAL NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES»

1º ANO / 2º ANO / 4º ANO / 5ºANO

    Uma sessão de sensibilização sobre a Saúde Oral foi dinamizada em todas as turmas dos 1º Ano, 2º Ano, 4º Ano e 5º Anos, pelas Enfermeiras Carmen Vieira e Catarina Afonso, numa parceria com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Os assuntos abordados foram a importância da escovagem dos dentes; técnicas de escovagem (frequência e duração); características importantes da escova de dentes; como cuidar da escova de dentes; o dentífrico a utilizar; alimentação e saúde oral.

             Sessões das Turmas do 5ºAno:

Sessões das Turmas dos 1º Ano/2º Ano/4º Anos:

Ouve as canções no site abaixo (músicase canta:

 

ATIVIDADE «A ARQUEOLOGIA VAI À ESCOLA: À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO LOCAL»

3º ANO e 5º ANO

  Uma sessão sobre o Património Local de Perafita foi dinamizada em todas as turmas do 3º Ano da Escola Básica das Ribeiras e da Escola Básica nº2 de Perafita e em todas as turmas do 5º Ano na Escola Básica de Matosinhos pela Dra. Conceição Pires, Arqueóloga da Câmara Municipal de Matosinhos. Todas as sessões foram realizadas em estreita coordenação com todos os Professores das turmas presentes. 

Sessões das Turmas do 3º Ano:




“a maior riqueza de um povo e de uma comunidade, reside na riqueza do seu passado, na sua História e no legado que vai sendo projetado no presente e para as gerações futuras."



  

HOJE HÁ CINEMA NA ESCOLA 

2º Ciclo

      O filme “A Noiva Cadáver” de Tim Burton e Mike Johnson (realizadores) foi projetado aos alunos do 5º e 6º ano inscritos, na tarde do dia 26 de outubro. Esta atividade esteve integrada no Plano Cultural de Escola. 
    Visualiza aqui o trailer oficial:

   
SINOPSEPassado no século XIX numa vila europeia, este é um filme de animação que relata a história de Victor, um jovem que vai parar a um mundo subterrâneo povoado pelos mortos e onde, devido a um juramento acidental, ele deve desposar uma misteriosa noiva falecida, enquanto a sua noiva real, Victoria, espera por ele no mundo dos vivos.

COMEMORAÇÃO DO "HALLOWEEN"  EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

 Uma Exposição sobre o tema do “Halloween”, organizada e dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Inglês do 2º ciclo, esteve patente na Biblioteca Escolar, na última semana de outubro e na primeira de novembro. Os trabalhos, dos alunos dos 5º e 6º anos, versaram criações/ construções originais feitas pelos alunos das turmas: bruxas; abóboras; castelos; fantasmas; aranhas; morcegos;máscaras.

EXPOSIÇÃO / ATIVIDADE 

«No Mundo acontece(eu)» 

 Uma Exposição, organizada e dinamizada pelo Grupo Disciplinar de História e Geografia de Portugal, onde foram relembrados os feitos mais importantes de um Portugal Republicano, decorreu na Biblioteca Escolar, de 30 de setembro a 7 de outubro. 
 Com base nesta exposição, os alunos do 5º Ano participaram no jogo " Quem é Quem " e descobriram os diferentes Presidentes da República, desde a Implantação da República (5 de outubro de 1910) até aos nossos dias.




Sem comentários:

Enviar um comentário