HISTÓRIAS

32. Quanto Mais Longa É a Espera, Maior É o Abraço

      O Ouriço e a Tartaruga não se abraçam há muito, muito tempo! E é tão difícil estar longe dos que mais amamos, não é? Mas a espera está a chegar ao fim e, não tarda nada, os dois amigos vão reencontrar-se... e dar o mais longo e carinhoso abraço de sempre!

31. O que são os Direitos da Criança com a Rita e o João 

“O que são dos Direitos da Criança? Os irmãos Rita e João exploram a Convenção sobre os Direitos da Criança – o tratado de Direitos Humanos mais amplamente ratificado de sempre e o documento que rege todo o trabalho da UNICEF.” - UNICEF Portugal

30. Carlota Barbosa, a BRUXA MEDROSA

   Era uma vez uma bruxa, mas não pensem que era uma bruxa como as outras. Nada disso. Ao contrário do que é costume, a Carlota Barbosa tem medo de tudo e por isso, em vez de assustar, é ela quem se assusta. E assusta-se por tudo e por nada... Mas a Carlota tem um grande amigo, um companheiro inseparável: é o Espinosa, o seu gato de estimação. Graças a ele, a Carlota torna-se uma bruxa verdadeira e corajosa. E assim perde a sua alcunha... Medrosa!

(História adaptada de Carlota Barbosa, a Bruxa Medrosa, de Layn Marlow e Joelle Dreidemy)

29. 5 de outubro de 1910 -Implantação da República Portuguesa

https://www.youtube.com/watch?v=qmWbf8ZSIow

   O António e a Maria são primos e vivem em Lisboa (António) e na Ericeira (Maria). Eles próprios vão contar como viveram o dia 5 de outubro de 1910, Dia da Implantação da República. 

(História adaptada de "O dia 5 de outubro de 1910" in "Histórias com História" de Luísa Ducla Soares, Porto Editora).

28. Aqui vão muitas histórias para veresouvires e adormeceres melhor: 

Clica na imagem acima ou no título da "playlist" em baixo.

Desenhar para Animar...

27. Aqui estão muitas histórias para veres, ouvires e pensares:Clica na imagem acima ou no título da "playlist" em baixo.

Vitória, vitória, aqui vai mais uma história...


26. O Tesouro de Manuel António Pina
     Era uma vez um país que ficou sem o seu maior tesouro. Era tão valioso que as pessoas sentiam a sua falta nas coisas mais simples, como falar à vontade ou ver os filmes, ouvir as músicas e ler os livros que queriam. Andaram anos e anos infelizes, com os olhos cheios de tristeza. Sentiam-se numa prisão e, na verdade, os polícias podiam prender, castigar e até matar. Mas um dia, uma revolução cheia de cravos vermelhos despertou o povo para a liberdade. Esta história, meninas e meninos, aconteceu mesmo e, agora, o precioso tesouro também vos pertence. 
  Podes ler o livro completo no separador LIVROS DIGITAIS.

25.Aqui estão muitas histórias para veres e ouvires:https://www.youtube.com/channel/UC4GnIKqPILH1abrD8clSI-A/videos

(Canal do Youtube: Histórias_Animadas_PT)

24. A MEIA DO NATAL


    Esta é uma lenda tradicional da Alemanha e dos países de língua inglesa, adaptada e recontada por João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete para ouvirmos com muita atenção.


23. O MEU NOME É DÁLIA… E O TEU QUAL É? 

Autores do vídeo: Ascário TV e Oficina de Animação da Escola - Agrupamento de Escolas de Escariz (2017)

Esta é a história de uma menina autista que brinca com os seus amigos e colegas da escola.


21. A Viúva e o Papagaio de Virginia Woolf https://ensina.rtp.pt/artigo/a-viuva-e-o-papagaio/

     Este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. "Não está ninguém em casa!", "Não está ninguém em casa!" é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…

20. O Beijo da Palavrinha de Mia Coutohttps://www.rtp.pt/play/zigzag/p6533/e446856/conta-um-conto

     Esta é a história de Maria Poeirinha, menina pobre do interior, que nunca vira o mar. Muito doente, recebe o carinho da família e, principalmente do irmão que, de uma forma emocionante, a leva a conhecer o mar.

  19. As duas bonecas

de António Sérgio e Cristina Malaquias


     Lá longe, na Índia, havia um rei que tinha uma filha. Ora, queria o rei que a sua filha casasse com um homem de muito juízo, (…) uma pessoa discreta e de muito bom senso. Para conseguir um noivo assim o rei mandou fazer duas bonecas muito bem feitas, do tamanho de pessoas crescidas, iguaizinhas, que mandou à porta do seu palácio. E (…)
    
18. Queres Namorar Comigo?
de João Ricardo e Ana Sofia Gonçalves 

História contada por Marina Deus, mediadora de Leitura das Bibliotecas de Lisboa.

     Era uma vez uma girafa de pescoço muito, muito comprido e um caracol que, apesar de pequenino, se apaixona por ela. A diferença de altura não o desencoraja, mas conseguirá ele chegar ao coração da amada? O amor, afinal de contas, tem o dom de trocar as voltas - e os tamanhos - às coisas. Com um humor quase tridimensional em que se sobrepõem colagens e desenhos, a ilustradora Ana Sofia Gonçalves dá forma ao romance improvável entre uma girafa e um caracol.

17. A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas de Luísa Ducla Soares

Toda a gente sabe que os reis têm grandes fortunas, mas de um rei que gastou todo o dinheiro numa biblioteca nunca antes se ouviu falar… Nesta história esperam-vos, além do rei, da rainha, da princesa, do príncipe, dos vassalos e dos soldados, muitas traças marotas, um gigante com grande apetite e uma fada, de seu nome “Palavrinha”.

Teatro de sombras que recria a história d'A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, um livro de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Maria João Raimundo

Fonte: https://www.youtube.com/channel/UC63FRU9Wl7AjV_XXJmbO_zA (Canal do Youtube do Município de Montemor-o-Velho)


16. A Banda do Coração de Patrícia Muller

https://ensina.rtp.pt/artigo/a-banda-do-coracao/

     A palavra música anda a rodopiar na cabeça do menino desta história. De que são feitos os sons, pergunta aos seus silenciosos botões. O Bruno tem ouvidos que não ouvem, e aquele mundo era um enigma que inspirava medo. Quem sabe do assunto, explicava que os sons são feitos da mesma matéria da alegria e do vento, que os podemos escutar com outros sentidos e sentimentos. Talvez o pequeno comece a entender tudo durante esta especial audição para a banda do coração. Queres ver o que vai acontecer?
Festejemos: Dia Europeu da Música – 21 junho e 2020: ano Beethoven (250 anos do nascimento)

15. Meninos de todas as cores de Luísa Ducla Soares


Uma história contra o racismo, a segregação, a discriminação.


14. A Surpresa de Handa 

de Eileen Browne

     A Handa mete no cesto sete frutas deliciosas para fazer uma surpresa à sua amiga Akeyo. Mas no caminho a Handa passa por muitos animais, e as frutas têm um ar muito convidativo… Quando chega junto da amiga e poisa o cesto, quem tem uma grande surpresa é a Handa!


13. O nabo gigante de Alexis Tolstoi e Niamh Sharkey


    A história narra as atribulações de um simpático casal de velhinhos que tenta arrancar um nabo gigante da sua horta.

12. Corre, corre, cabacinha de Alice Vieira

   A esperteza de uma velha avó, que consegue escapar a um lobo esfomeado…

11. 200 Amigos (ou mais) para uma Vaca de Alessia Garilli e Miguel Tanco

     A vaca Carmen vivia sozinha na quinta. Por isso, os seus donos pensaram num plano para lhe arranjar muitos amigos. Gansos, patos, perus, porcos e muitas contas de multiplicar e de dividir depois. Carmen ficou cheia de amigos.

10. Coronavírus, o Viajante Indesejável
Realizadoras: Tatiana Saavedra, Maria Adriana Ventura / Voz: Andreia Silva

     A história explica, brevemente, às crianças, o contexto atual do surto de Covid-19. 


9. Os Super-heróis da Natureza 
Jardim Zoológico de Lisboa

Festejemos estes dias:  
       DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE:5 JUNHO
      DIA MUNDIAL DOS OCEANOS: 8 JUNHO

[Canal do Jardim Zoológico de Lisboa no Youtube]

      8. O Urso e a Casa dos Livros de 
    Poppy Bishop e 

    O Coelho adora histórias de aventuras. O Ouriço adora finais felizes. O Rato e a Raposa adoram ler juntos. Ou seja, todos adoram livros! Eles vivem felizes juntos, no entanto têm apenas UM livro, que estimam e partilham desde pequeninos. Gostariam, claro, de ter mais do que um… Por isso, quando descobrem uma misteriosa casa cheia de livros, é como um sonho tornado realidade. Mas – oh, oh! –, estes livros pertencem a um enorme e à primeira vista pouco simpático urso

7. O Lobo que não gostava de ler de Orianne Lallemand e Éléonore Thuillier


    O nosso Lobo não gosta de ler e prefere comer os livros! Sempre que tenta ler rapidamente adormece. Começa então uma aventura no País dos Livros para recuperar dez livros desaparecidos! Será que o Lobo vai conseguir encontrar todos os livros perdidos?

6. O MEU AVÔ de Catarina Sobral

     Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio, vamos ouvir esta história pela voz da própria autora.


      O meu Avô acorda todos os dias às 6 da manhã. O Dr. Sebastião acorda às 7. Cruzam-se todos os dias à mesma hora. O meu Avô já teve uma loja de relógios. Agora tem bastante tempo. O Dr. Sebastião não é relojoeiro nem tem tempo a perder. O meu Avô tem aulas de alemão e aulas de pilates. Escreve cartas de amor (ridículas) e faz regularmente piqueniques na relva... Depois, ainda tem tempo para ir buscar-me à escola…

Este livro venceu o PRÉMIO INTERNACIONAL DE ILUSTRAÇÃO | Feira do Livro de Bolonha 2014

5. O Livro da Mãe de Todd Parr


   Existem diferentes tipos de mães. Mas todas são perfeitas: gostam dos seus filhos tal como são.

4. Orelhas de Borboleta de Luisa Aguilar e André Neves 

    A Mara é orelhuda, a Mara é orelhuda. Ou terá orelhas de borboleta que pintam as coisas feias de mil cores? A troça pode ser uma coisa difícil de engolir, mas a menina desta história é muito especial e consegue enfrentar outras crianças com imaginação. Não se importa de ter um cabelo como a relva recém-cortada, um vestido aos quadrados para jogar xadrez, sapatos muito viajados, um dedo do pé curioso e uma orquestra na barriga. Ela sabe que é única, seja com orelhas grandes ou orelhas de borboleta, como diz a mãe.

       3. O Lobo que estava farto de andar de Orianne Lallemand e             Éléonore Thuillier

Errata: a palavra precalços deve ler-se percalços


     O lobo decide deixar de andar. Para ele, andar a pé é aborrecido e cansativo! Porque não experimentar a bicicleta, os esquis ou a mota? Deve ser muito mais emocionante! Mas depressa ele percebe que, muitas vezes, aquilo que nos parece habitual é, afinal de contas, a melhor solução de todas! 

2. O Lobo que queria mudar de cor de Orianne Lallemand e Éléonore Thuillier



   O lobo decide que está na hora de mudar de cor. Mas será fácil? Verde, vermelho ou amarelo, são apenas algumas das cores que o lobo vai experimentar até perceber que é especial ser-se assim: apenas um lobo!

1. Aventuras da Engrácia de Maria Alberta Menéres

      O que faz uma menina quando encontra uma mosca de pernas para o ar? Engrácia põe-se a sonhar. Depois de um dia inteiro a ser uma Maria perguntadeira e a deixar a cabeça da mãe em água, a pequena fica com a imaginação presa ao pequeno inseto que tivera o atrevimento de cair em cima do seu desenho. Distraída das coisas da escola, mas concentrada nos mistérios do verbo voar, a nossa Engrácia atira-se para uma arriscada aventura de olhos fechados.

Sem comentários:

Enviar um comentário