segunda-feira, 31 de março de 2014

SEMANA DA LEITURA

A biblioteca teve o prazer de receber uma encarregada de educação que, gentilmente, ainda integrada na Semana da Leitura, aceitou o nosso desafio  e veio ler o poema O Mostrengo de Fernando Pessoa ao 6ºB.

Foi com muito agrado que os alunos ouviram ler uma outra voz...exprimindo-se da seguinte forma:" Ouvir ler uma mãe só tem pontos fortes. Eu gostei muito e as perguntas sobre o poema foram muito interessantes!"



 

MAR à TONA

Numa iniciativa do grupo concelhio de bibliotecas de Matosinhos, vai realizar-se, nos dias 3 e 4 de abril, na Câmara Municipal de Matosinhos, a exposição "Ó Mar Salgado" e a leitura de excertos de "Os Lusíadas", de Luís de Camões, por alunos das escolas de Matosinhos, na qual a nossa participará.
 
 
 
 
 







O programa é o seguinte:

segunda-feira, 24 de março de 2014

um presente especial do 6º B para JOÃO PEDRO MÉSSEDER

Os alunos da turma do 6º B, com a sua professora, Dra. Graça Noronha, prepararam um presente muito especial para entregar ao escritor João Pedro Mésseder.
Aqui fica o registo.



à conversa com JOÃO PEDRO MÉSSEDER

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O escritor João Pedro Mésseder está na Biblioteca da nossa escola, durante esta manhã, para falar com várias turmas. Alguns alunos colocaram questões às quais o escritor respondeu simpaticamente.
 
A equipa da biblioteca agradece, desde já, a sua presença.
 
 






terça-feira, 18 de março de 2014

ainda a SEMANA DA LEITURA

A biblioteca preparou para todos, marcadores de livros da SEMANA DA LEITURA. São lindos!
(até já temos quem os colecione ;)


UM DIA EM CHEIO NA BIBLIOTECA DE PERAFITA



Hoje vamos ter um dia cheio!
 
Durante a manhã decorreram várias sessões no âmbito do projeto SOBE, sobre higiene oral, integradas na SEMANA DA LEITURA.
 
Durante a tarde vão continuar as sessões sobre a higiene oral e às 15 horas teremos algumas senhoras enfermeiras a falar com as turmas dos 5ºA e 6º A, também sobre hábitos de higiene.
 
Ás 16:30h inicia-se a palestra já anunciada anteriormente, sobre "A Saúde da Voz".
 
Todos os dias novas atividades!
Todos os dias o movimento de alunos aumenta!
Todos os dias há livros que entram e que saem!
Todos os dias nos chegam novos leitores!
 
 
 
 

segunda-feira, 17 de março de 2014

HIGIENE ORAL (SOBE)

 
A turma D do 5º ano esteve na biblioteca a participar numa atividade sobre higiene oral.
Viram o filme Cario e Bactério. A Equipa da Biblioteca apresentou-lhes, de seguida, a história Dente, Dentinho, Dentão, de José Fanha. No final os alunos refletiram sobre a importância de lavar os dentes e dos problemas que a falta de higiene oral provocam.

 

SEMANA DA LEITURA


segunda-feira, 10 de março de 2014

OLIMPÍADAS DO SABER

 
 
 
Entre os dias 24 e 28 de março decorrerá a 2ª fase da atividade Olimpíadas do Saber. Os professores dos alunos envolvidos nesta fase do concurso, serão contactados brevemente pela Equipa da Biblioteca sobre o/os local/locais onde esta se realizará.

À CONVERSA COM....

No dia 24 de março, o escritor João Pedro Mésseder, virá à nossa escola para mais um encontro integrado na atividade À CONVERSA COM..., organizada pela Biblioteca.



João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto. no seu BI diz que se chama José António Gomes, é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo-se doutorado em Literatura Portuguesa do século XX(século vinte) pela Universidade Nova de Lisboa e publicado diversos estudos nos âmbitos da História e da Crítica Literárias (Literatura Portuguesa Contemporânea e Literatura para a Infância e a Juventude), além de várias antologias. Nesta qualidade, fundou e dirige a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude.
                                                                                                                        (Wikipédia)

Projeto PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS

 
No dia 18 de março, entre as 16:30h e as 18:30h, terá lugar, na biblioteca, uma palestra sobre a voz: A Saúde da Voz, no âmbito do projeto Partilha de Experiências.

SEMANA DA LEITURA

Durante a SEMANA DA LEITURA, que decorrerá entre os dias 17 e 21 de março, irá ter lugar uma sessão do PROJETO SOBE
(Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares).
 
 
As senhoras enfermeiras do Centro de Saúde de Perafita deslocar-se-ão à biblioteca, onde será lido um conto relacionado com o tema da saúde oral. Neste contexto, falarão sobre  outros hábitos de higiene.