Como participar num debate…
O debate é a troca organizada de informações, pretendendo-se aprofundar um tema, partilhar opiniões e conhecimentos,
Na organização do debate, deves proceder à:
? Definição de um tema;
? Escolha de um moderador, com a função de:
· «abrir» a discussão;
· assegurar, de modo organizado e imparcial, a circulação de ideias;
· dar a palavra a todos;
· controlar a agressividade e o ataque pessoal;
? selecção de secretário(s) com a função de:
· controlar o tempo e a frequência de cada intervenção;
· registar, por escrito, os aspectos mais importantes apresentados/debatidos;
· preencher uma grelha, no final, de modo a reflectir sobre a forma como decorreu o debate.
Para exprimires as tuas opiniões, podes recorrer a diferentes expressões, tais como:
F dar opinião – acho, penso que, considero que, na minha opinião, segundo julgo;
F explicar – isto é, ou seja, isto significa;
F exemplificar – para dar um exemplo, para exemplificar;
F pedir esclarecimento – podias explicar melhor…? o que significa…? o que queres dizer com…?
F afirmar e/ou concordar – deste modo, sem dúvida, certamente, estou de acordo;
F protestar e/ou discordar – de modo algum, não se trata disso, não concordo;
F manter e/ou recuperar a palavra – gostaria de acrescentar, além disso, como dizia;
F concluir uma intervenção – para terminar, finalmente, em suma, resumindo.
Como redigir uma notícia
Para redigires uma notícia, deves ter em conta os seguintes aspectos:
! O título, o qual deve ser breve, atractivo e conter informação que oriente o leitor;
! O subtítulo (eventualmente), o qual deve acrescentar informação ao título;
! O primeiro parágrafo ou lead, no qual devem estar as respostas às questões quem? (quem é o sujeito da notícia?); o quê? (o que é noticiado?); quando? (quando ocorreu o que é noticiado?) e onde? (onde ocorreu o que é noticiado?);
! O(s) parágrafo(s) seguinte(s), no qual devem estar as respostas às questões como? (como decorreu o que é noticiado?) e porquê? (por que razão ocorreu o que é noticiado?);
! A linguagem da notícia deve ser simples, clara e corrente, usando-se a terceira pessoa e, essencialmente, os nomes e os verbos (os adjectivos qualificativos devem ser evitados), assim como deve permitir uma única interpretação.
Como tirar apontamentos…
Quando decides retirar informação de um texto escrito, é necessário ter em conta alguns procedimentos:
! Faz uma leitura atenta do texto;
! Consulta o dicionário, de forma a esclareceres todas as dúvidas de vocabulário;
! Sublinha as ideias principais;
! Não deixes de reler o texto, sobretudo as partes que te pareçam mais difíceis, até achares que o compreenderes bem;
! Faz anotações na margem, colocando as palavras-chave1;
! Podes utilizar cores diferentes para sublinhar, setas, numerações, pontos de interrogação para dúvidas…;
! Organiza num esquema ou regista, por palavras tuas, as ideias principais do texto.
1 palavra que resume a ideia transmitida
Como desenvolver um trabalho de projecto…
Para procederes à construção de um trabalho de projeto, é necessário respeitares algumas etapas:
escolha do tema ou assunto a desenvolver;
escolha da metodologia de trabalho (individual ou em grupo);
investigação e recolha das informações necessárias;
planificação do trabalho:
- fazer um levantamento dos recursos necessários;
- identificar as dificuldades a ultrapassar;
- organizar e distribuir tarefas (quem faz, o que faz, como faz, onde faz e quando faz);
avaliação do trabalho e sua reformulação (caso esta última seja necessária);
apresentação e partilha dos resultados, que deve ser previamente pensada, planificada e preparada por todos.
precisas de…
! manter o caderno diário atualizado e organizado;
! conhecer e descodificar bem o manual escolar;
! esclarecer sempre todas as dúvidas que surjam;
! estabelecer e cumprir um horário de trabalho, distribuindo e planificando as tarefas a realizar;
! fazer esquemas e resumos pessoais da matéria, resolver fichas e exercícios de treino;
! estudar continuamente e com antecedência, ou seja, deixando para a véspera dos momentos de avaliação apenas uma última revisão da matéria;
! dominar o significado habitual dos verbos utilizados nas instruções das fichas de trabalho e de avaliação, tais como:
apontar |
falar ou escrever sobre um assunto |
dar uma opinião, indicando, por exemplo, vantagens e desvantagens |
dizer porquê, explicar o motivo |
observar |
criar de novo |
estabelecer uma comparação, comparar |
Como elaborar um texto descritivo
Descrever um lugar, uma paisagem ou um objecto é dizer como eles são, pormenorizadamente e de forma organizada. Na elaboração de um texto descritivo, deves ter em conta as seguintes etapas:
· Escolhe um ponto de observação, isto é, um ponto a partir do qual descrevas o que observas;
· Observa atentamente o que pretendes descrever e regista a impressão geral e a visão de conjunto do lugar, da paisagem ou do objecto;
· Na descrição de um lugar ou de uma paisagem, localiza os seus elementos por secções (à direita, à esquerda, ao centro, em cima, em baixo) e por planos (primeiro, segundo, terceiro, à frente, por detrás, ao fundo). Caracteriza esses elementos, usando adjectivos:
· Na descrição de um objecto, refere os seus traços mais característicos (forma, tamanho, cor, peso, cheiro, som). Depois, apresenta alguns dos seus pormenores. Utiliza adjectivos na apresentação dos traços mais característicos e dos pormenores do objecto;
· Segue a ordem das tuas observações, na construção dos parágrafos do texto, utilizando o presente ou o pretérito imperfeito do indicativo.
Como elaborar o guião de uma entrevista
Antes de elaborares o teu guião de entrevista, tens de seleccionar o seu tema e o objectivo assim como o entrevistado.
Ao elaborares o teu guião de entrevista, deves redigir as perguntas tendo em conta o tema e o objectivo da mesma, mas deves fazê-lo também de acordo com o entrevistado e o interesse dessas perguntas para o leitor.
As tuas perguntas nunca devem influenciar as respostas do entrevistado.
Deves estabelecer um número limite para as mesmas e ordená-las de modo a que seja possível detectar a evolução da tua entrevista, com princípio, meio e fim.
Como criar um texto narrativo
Ao criares um texto narrativo, deves pensar nos seguintes aspectos:
· A acção – os acontecimentos a narrar e o modo como se desenrolam;
· As personagens – os intervenientes nesses acontecimentos;
· O espaço – o(s) lugar(es) onde decorrem os acontecimentos;
· O tempo – a altura em que decorrem os acontecimentos;
· O narrador – participante ou não participante (a pessoa que utiliza para narrar a história, ou seja, a 1ª ou a 3ª), subjectivo ou objectivo (dá opiniões sobre a história que conta ou, pelo contrário, não faz comentários).
Deves, ainda, decidir de os acontecimentos são narrados por ordem cronológica ou não, sabendo que o pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal muito utilizado nos textos narrativos para contar esses acontecimentos.
Podes optar por dar muitas ou só algumas indicações sobre as personagens, construindo o seu retrato de forma mais ou menos pormenorizada, e se decidires incluir as suas falas, deves ter em atenção as regras do discurso directo, bem como as da construção do diálogo.
Podes situar com maior ou menor precisão a tua história no tempo e no espaço, intercalando a narração com momentos de descrição.
Deves articular as frases e os parágrafos, de modo a que a tua narrativa evolua com coerência.
Procura utilizar uma linguagem expressiva, utilizando os recursos expressivos que conheces.
Não te esqueças de atribuir um título atractivo ao teu texto narrativo, que estimule a sua leitura.
Como consultar a gramática…
A gramática é o livro que expõe as regras do funcionamento da língua.
Na consulta da gramática, deves começar por observar o índice.
É aí que deves procurar a referência ao tema ou assunto sobre o qual queres obter informação.
Assim que o tiveres encontrado no índice, segue até à página ou ponto que te for indicado.
Uma vez localizado esse tema ou assunto na gramática, lê atentamente a informação que te é dada.
Como consultar uma enciclopédia…
A enciclopédia é uma obra, em livro ou CD-ROM, que abrange todos os conhecimentos relativos a uma ciência ou a grupo de ciências.
Assim, deves conhecer o modo como está organizada, ou seja, as partes que a compõem.
De acordo com a organização da enciclopédia, ao consultá-la, deves procurar a primeira letra da palavra do tema ou assunto sobre o qual queres obter informação, procurando depois as primeiras letras dessa palavra, ou observar o índice e procurar aí a referência a esse tema ou assunto, seguindo até à página que te for indicada.
Uma vez localizado o tema ou assunto na enciclopédia, lê atentamente a informação que te é dada.
Como construir um retrato
Ao fazeres o retrato de uma pessoa ou de uma personagem, podes descrever o seu aspecto físico e/ou psicológico.
Ø Na construção do retrato físico, observa a pessoa ou a personagem e regista, ordenadamente, os aspectos mais significativos do rosto (olhos, nariz, boca, lábios, queixo, sobrancelhas, pestanas, bigode, barba, tez, expressão facial, olhar, trejeitos), do cabelo (cor, tamanho, tipo), do corpo (estatura, compleição, silhueta, modo de andar, roupa) e da voz. Utiliza adjectivos, pronomes pessoais e possessivos e verbos como ser, ter e estar, no presente ou no pretérito imperfeito do indicativo.
Ø Na construção do retrato psicológico de uma pessoa ou de uma personagem, refere alguns dos seus comportamentos (o que diz, o que mais e/ou menos gosta de fazer, como é quando está com os amigos…), atitudes (se é confiante, solidária, egoísta, responsável, generosa…) e emoções mais características (se sente medo, alegria, tristeza, vergonha, ciúme…).
Tornarás o retrato mais expressivo, se transmitires as tuas sensações e emoções sobre a pessoa ou personagem retratadas.
Podes, igualmente, ordenar as tuas observações da impressão do conjunto para os pormenores ou dos pormenores para o aspecto global.
Como construir um regulamento
Antes de construíres o regulamento, tens de colocar à discussão e à aprovação os direitos e os deveres do grupo que se vai reger pelo mesmo, bem como prever ao máximo as várias situações que possam ocorrer.
Ao construíres o regulamento, define as regras com clareza, organiza-as da mais geral para a mais particular, numera-as e separa-as por parágrafos.
Como construir um diálogo
Existe diálogo quando as personagens falam directamente umas com as outras.
Ao reproduzires as palavras das personagens, tornas o teu relato mais vivo e espontâneo. No entanto, é preciso ter em atenção alguns aspectos:
· A fala das personagens é indicada por um travessão (--) ou por aspas (« »), que se colocam no início de um parágrafo;
· Para dar espontaneidade ao diálogo, podes utilizar:
- o ponto final (.), para fazer uma afirmação ou declaração;
- o ponto de exclamação (!), para expressar sentimentos e emoções;
- o ponto de interrogação (?), para fazer uma pergunta;
- as reticências (…), para exprimir um pensamento inacabado;
- as interjeições;
- o vocativo.
Na construção das falas das personagens, observamos, muitas vezes, que há uma excessiva utilização do verbo dizer. Eis uma lista de outros verbos:
acrescentar, afirmar, concluir, concluir, concordar, declarar, discordar, exclamar, garantir, gritar, hesitar, interromper, murmurar, ordenar, pedir, perguntar, protestar, resmungar, responder, segredar (entre outros).
Como consultar o dicionário… |
1. O QUE É UM DICIONÁRIO?
O dicionário é o livro onde se encontram, por ordem alfabética, as palavras de uma língua e o seu significado.
A disciplina que se ocupa do estudo dos dicionários, do modo como devem aparecer as palavras, chama-se lexicografia.
2. TIPOS DE DICIONÁRIOS
· Gerais
· De antónimos
· Enciclopédicos
· De rimas
· Analógicos
· Semânticos
· Bilingues
· Etimológicos
· De sinónimos
· De provérbio
· De verbos
· Técnicos
As palavras são colocadas por ordem alfabética. No entanto, nenhum dicionário contém todas as palavras de uma língua.
3. REGRAS NA APRESENTAÇÃO DAS PALAVRAS
· O substantivo é apresentado no grau normal, no singular.
· O adjectivo aparece no grau normal, masculino, singular.
· O verbo é apresentado no infinitivo.
Quando tiveres encontrado a palavra, tem em atenção os seus significados e selecciona o que melhor se adequa ao contexto em que a palavra está inserida. Caso não entendas alguma das abreviaturas que acompanham a palavra no dicionário, consulta a lista de abreviaturas, no início ou no final do mesmo.
Eis aqui algumas das mais comuns:
Abreviatura | Descrição |
adj. | adjectivo |
adv. | advérbio; adverbial |
conj. | conjunção; conjuncional |
def. | definido |
dem. | demonstrativo |
f. | feminino |
interj. | interjeição |
loc. | locução |
m. | masculino |
pl. | plural |
pess. | pessoal |
pref. | prefixo |
prep. | preposição |
pron. | pronome; pronominal |
s. | substantivo |
sing. | singular |
v. | verbo |
4. COMO INTERPRETAR UMA ENTRADA…
Repara na entrada da palavra banho
5. DICIONÁRIOS ELECTRÓNICOS
Com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação, surgiu uma novidade no mundo dos dicionários: os dicionários electrónicos. Estes podem ter como suporte um CD- ROM ou um DVD, ou estarem disponíveis na Internet. Ficam aqui alguns exemplos disponíveis na Internet:
Dicionário da Língua Portuguesa On-line. Personalizável, inclui um corrector ortográfico, gramática da língua portuguesa, conjugador de verbos. Acesso às palavras mais pesquisadas.
Dicionário da Porto Editora On-Line
Dicionário Virtual de Ornitologia. Um projecto apoiado pelo Ministério da Educação (programa Nónio Séc. XXI), para o ensino da Ecologia e Biologia em Portugal.
Dicionário de Expressões Inglesas no Português. Sobre o uso de termos ingleses no Português.
Exercícios práticos:
1- Procura no dicionário a(s) palavra(s) que se encontram destacadas nas seguintes frases:
a) “Sexta-Feira soergueu-se e olhou em volta (…) levantou-se e inspeccionou a folhagem da pequena árvore”.
b) “Estremeci de raiva”.
c) “Estavam excitados com a pressa de reviravolta que propunham.”
d) “Não é todos os dias que se facilita a vida aos nossos guardiões.”
2- Refere o seu significado na frase apresentada.
3- Indica a classe morfológica a que pertencem cada uma das palavras.
Como elaborar um texto expositivo
Ao elaborares um texto expositivo, deves respeitar a seguinte estrutura:
? Introdução – deves referir o problema sobre o qual vais reflectir, mencionar a razão de ser desse problema, ou seja, situá-lo no contexto, e indicar os vários pontos que vais desenvolver ao longo da tua exposição;
? Desenvolvimento – deves aprofundar cada um dos pontos que indicaste na introdução;
? Conclusão – deves resumir o que disseste no desenvolvimento, de modo a mostrares ao leitor a resolução do problema e a convencê-lo a aderir às tuas ideias.
O teu texto deve cativar o interesse do leitor, de modo a que ele partilhe as tuas ideias. Para isso terás de ser concreto, provando o que vais dizendo com vários exemplos.
Como consultar a internet… |
A internet é uma rede informática ao nível mundial, onde podes obter e trocar as mais variadas informações.
Para acederes a conteúdos na internet, poderás fazê-lo de duas formas:
8 Se souberes o endereço do site onde obterás a informação desejada, digita-o;
8 Se não tens conhecimento de nenhum endereço a esse propósito, deverás aceder a um site/portal que possua um motor de pesquisa. Eis os endereços de alguns portais:
Quando tiveres acedido a um destes sites/portais, insere, no campo de pesquisa, o termo ou uma palavra que tenha a ver com o que queres pesquisar e obterás uma lista de sites que contêm a informação que necessitas.