ATIVIDADES - 3º CICLO

ATIVIDADE «OUVINDO, PENSANDO E CRIANDO»

      No âmbito da recuperação das aprendizagens, no domínio da leitura e da escrita, a Biblioteca dinamizou a atividade ao  Ano “Ouvindo, pensando e criando”, que teve como ponto de partida a leitura da crónica "Gentil Ladrão" de Mia Couto. Os alunos encontram-se a elaborar reflexões críticas que serão compiladas em padlets de turma.

ATIVIDADE IGUALDADE DE GÉNERO


    Uma sessão sobre igualdade de género com uma turma do 7º ano da Escola Básica foi dinamizada, em dezembro, novembro, pela “Associação Plano i” em parceria com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca. O ponto de partida foi a leitura e comentário da história "Gavetas do Mundo" de Ana Luísa Abreu.



Clica na imagem para saberes mais sobre o OBJETIVO 5 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:

https://unric.org/pt/objetivo-5-igualdade-de-genero-2/

ATIVIDADE LITERACIA DA INFORMAÇÃO/LITERACIA DOS MEDIA

              Direitos de Autor e Trabalhos de Pesquisa 8º ano

       Esta formação transdisciplinar decorreu em novembro de 2023 em todas as turmas do 8ºAno, dinamizada pela Professora Ângela Sousa.

      Os assuntos desenvolvidos foram o plágio, a originalidade, técnicas de pesquisa, como elaboração de trabalhos escolares, os recursos abertos, as obras de domínio público, a pirataria online, as licenças "Creative Commons".

Joga aqui neste site e aprende mais sobre os assuntos acima:

https://cctic.ese.ipsantarem.pt/jogos/blog-direitos-de-autor-3o-ciclo/

ATIVIDADE «PARAR PARA LER» 

     Esta Atividade que comemora o Dia da Biblioteca Escolar: 23 de outubro de 2023 e celebra o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), decorreu durante o mês de  outubro de 2023 nas aulas de Língua Portuguesa dos 2º e 3º Ciclos.

   Aquela consistiu na leitura em sala de aula de livros disponibilizados em caixas preparadas pela equipa da Biblioteca. 

Uma História de Natal

8ºC 

    No âmbito do domínio da DAC (Domínio de Articulação Curricular), os alunos dos 7ºe 8ºAnos produziram poemas e textos originais alusivos à quadra natalícia que foram lidos na Biblioteca a todas as turmas do 6ºAno.


 Uma história de Natal


Na gruta lá em Belém

Nasceu o Deus menino

Embrulhado em pobres panos

Fazendo lembrar um anjinho

 

Aquecido pela vaca e o burrinho

Rodeado por José e Maria

Os pastores, chamados pelos anjos

Vieram vê-lo com alegria

 

Guiados por uma estrela

Vindos de terras distantes

Chegaram os três reis magos

Com presentes abundantes

 

Graças a esse menino

Reunimo-nos de uma forma especial

E de mãos dadas à volta da mesa

Festejamos hoje o natal


ATIVIDADE «PARAR PARA LER»

2º CICLO E 3º CICLO

  Esta Atividade, integrada na celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), outubro de 2022, consistiu na leitura em silêncio, nas aulas de Língua Portuguesa, nas turmas do 2º Ciclo e do 3º Ciclo, de livros disponibilizados em caixas pré-preparadas pela equipa da Biblioteca. O objetivo primordial desta atividade foi motivar para a leitura enquanto fator gerador de Paz e Harmonia entre todos os alunos.

A Biblioteca Escolar é um lugar de Paz e de Bem-estar na companhia da leitura!

ATIVIDADE «LITERACIA DA INFORMAÇÃO: DIREITOS DE AUTOR» - 3º ciclo

    Esta formação transdisciplinar, decorreu ao longo do 1º Período, em todas as turmas do 3º Ciclo (7ºAno, 8ºAno, 9ºAno). Os assuntos tratados foram plágio, a originalidade, técnicas de pesquisa, como elaboração de trabalhos escolares, os recursos abertos, as obras de domínio público, a pirataria online, as licenças "Creative Commons".

Visualiza o vídeo abaixo sobre 

DIREITOS DE AUTOR EM PORTUGAL:

https://www.youtube.com/watch?v=rRUFpgpCgHA&list=PLqUL-W6mtUu5JPHEvyR81Gw4onUj3FIBd&index=12&t=318s


Joga aqui neste site e aprende mais sobre os assuntos acima:

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DA DESCOBERTA DO TÚMULO DE TUTANKHAMON

1922-2022

O túmulo e os tesouros do faraó Tutankhamon

Fonte: https://as2.ftcdn.net/v2/jpg/03/24/24/29/1000_F_324242956_qn1vBNfa1KRzES3xk9mAFvgVCm9n4kdl.jpg

    Uma Exposição de trabalhos dos alunos das turmas do 7º Ano sobre o assunto do título, organizada e dinamizada pelo Grupo Disciplinar de História do 3º Ciclo, esteve patente na Biblioteca Escolar durante o mês de novembro. A descoberta do túmulo de Tutankhamon por Howard Carter e pelo seu patrocinador Lord Carnarvon iniciou-se a 4 de novembro de 1922, numa escavação no Vale dos Reis, no Egito. 

No final da exposição foram eleitos os três melhores trabalhos do 7º Ano:
1º Lugar: Daniel Santos
2º Lugar: Leandro Ribeiro
3º Lugar: Leandro Santos

Decoração Mural do Túmulo de Tutankhamon

Descobre mais sobre o Egito Antigo no site:


HOJE HÁ CINEMA NA ESCOLA 

3º Ciclo


 O filme “Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo" de Chris Columbus (realizador) foi projetado aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos inscritos, na tarde do dia 16 de novembro. Esta atividade esteve integrada no Plano Cultural de Escola. 
    Visualiza aqui o trailer oficial:


   SINOPSEPercy Jackson, um jovem estudante de Nova Iorque, sempre se sentiu um pouco estranho e diferente de todos os outros. E tem razão para isso: ele é um semideus, filho de Poseidon, o soberano dos mares e das tempestades, e de uma humana por quem o deus grego se apaixonou no passado. Mas o jovem vive alienado do facto, não dando muita importância às suas capacidades especiais. Até que o poderoso raio divino de Zeus, símbolo do poder supremo, desaparece e o rei de todos os deuses do Olimpo desconfia precisamente de Percy. Agora, o adolescente, com a ajuda dos seus mais íntimos amigos, terá de encontrar o cetro divino, evitando uma guerra sem precedentes entre os deuses, e ainda salvar a sua mãe, raptada por Hades, o deus do submundo, irmão de Zeus e Poseidon. O filme é baseado na obra Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo do escritor americano Rick Riordan.

ATIVIDADE / EXPOSIÇÃO "ROSA DOS VENTOS”

 7º ANO 

   Todas as Turmas do 7º ano, na Disciplina de Geografia, estudaram os Pontos Cardeais e Colaterais da Rosa dos Ventos. Os alunos foram depois desafiados pela Professora da Disciplina a aplicar os conhecimentos e a construir uma Rosa dos Ventos com materiais recicláveis ou reaproveitamento de materiais de uso diário. A exposição decorreu no espaço da Biblioteca Escolar no 2º período (ano letivo 2021-2022).

Parabéns da Biblioteca Escolar aos alunos do 7º Ano pelos trabalhos realizados!



Sem comentários: