sexta-feira, 21 de novembro de 2014

IMPRESSÕES E AUTÓGRAFOS




Têm decorrido na Biblioteca várias atividades relacionadas com as Lendas de Matosinhos (Perafita). Para esse efeito deslocou-se à nossa escola a Sra. Dra. Conceição Pires, arqueóloga da Câmara Municipal de Matosinhos. 
Aqui ficam, em registo fotográfico, as impressões que teve a amabilidade de nos deixar.

Aproveitamos para, mais uma vez, agradecer a sua disponibilidade e empenho na transmissão das "histórias" e lendas locais, que tanto encantam os nossos alunos.
Equipa da Biblioteca

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

QUINTA DE SANTIAGO - Informação








FRAMES reúne três histórias sobre a urgência e as impossibilidades da vida.

Franz Keppler
É jornalista e autor teatral. Começou a se interessar por teatro quando estava na quinta série do curso ginasial, em 1975. Tinha aulas de português com a Maria Helena Muniz, irmã do Lauro César Muniz. Ela incentivava muito o teatro na escola, fazia festivais entre as classes, com prémios para melhor montagem, ator, atriz etc. Naquele ano, Franz Keppler ganhou o prémio de melhor ator que lhe foi entregue por Lauro César Muniz.
Alguns anos depois, em 1978, em uma pesquisa em uma biblioteca municipal, viu que ali existia um    trabalho de teatro para adolescentes. Franz Keppler entrou para esse grupo, o Tabas, e passou a adolescência participando de diversos espetáculos infanto-juvenis.
Jornalista de formação, no início da carreira trabalhou na área cultural, colaborando com um jornal do Rio de Janeiro, já extinto, e na assessoria de alguns espetáculos teatrais, mas a maior experiência de Franz Keppler é no jornalismo empresarial. Franz Keppler trabalhou por quinze anos em uma agência de comunicação empresarial. Somente em 2006 decidiu dedicar-se integralmente ao teatro.
O primeiro texto que Franz Keppler escreveu foi "Egos Com Plexos", montado no TBC em 1988 e dirigido por ele mesmo. Depois, optou pela comunicação e só voltou a escrever em 2005. Surgiu, então, o texto “Anjo da Guarda”. O texto foi lido pelos atores Cláudio Fontana e Elias Andreato, no final daquele ano, no projeto Segundas Intenções. Os comentários que vieram a seguir sobre o texto incentivaram Franz Keppler a continuar escrevendo. Na sequência, escreveu "Nunca Ninguém me Disse Eu Te amo", texto baseado na sua convivência com gerentes e diretores de marketing e recursos humanos de multinacionais dos mais diversos segmentos. A peça, encenada pelas atrizes Laís Correa e Sílvia Ferreira, foi considerada pela crítica uma das melhores de 2007 e recebeu várias indicações para prêmios. A atriz Laís Correa concorreu ao Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz 2007 por esse trabalho.
"Nunca Ninguém me Disse Eu Te amo" trata de uma executiva (Renata - Laís Correa) que, depois de dedicar mais de 25 anos a uma empresa de sabão em pó, é demitida e estabelece um diálogo corrosivo com a sua companheira de trabalho, Ana - Sílvia Ferreira, uma jovem secretária, que aparentemente parece estar comovida com o ocorrido, mas que no decorrer da trama demonstra não ser tão emotiva quanto parecia. A dedicação de Renata, que deixou até mesmo de ir ao enterro de sua mãe, não foi levada em conta pelos     dirigentes da empresa, que pretendem reestruturar o quadro de funcionários, hábito comum no ramo   empresarial. A busca do sucesso em detrimento da dedicação à sua vida pessoal fez com que Renata        sentisse a sua demissão como “uma punhalada pelas costas”…
Em 2007, Franz Keppler escreveu "Depois de Tudo". Ainda em 2007, Franz Keppler participou, como dramaturgo convidado, do Festival de Peças de Um Minuto, promovido pelos Parlapatões.
Em 2008, entra em cartaz a peça "Depois de Tudo", resultado de mais uma parceria entre Franz Keppler e o diretor Flávio Faustinoni, iniciada em 2007 com a montagem de “Nunca Ninguém Me Disse eu Te Amo”, que permaneceu oito meses em cartaz em São Paulo, apresentou-se no Festival de Curitiba e, em 2008, entrará em tourné nacional.  Com “Depois de Tudo”, Keppler e Faustinoni dão continuidade à proposta de investigar e levar aos palcos assuntos contemporâneos. A peça foi escrita em 2007, logo após o fatídico acontecimento do buraco do metro em São Paulo.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

SOMOS PELOS ANIMAIS



Encontra-se na biblioteca uma exposição de cartazes realizados por alunos do 7º ano, no âmbito do projeto "SOMOS PELOS ANIMAIS" 
FAZ UMA VISITA! 





quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Torre do Tombo - Divulgação

A Torre do Tombo preparou a terceira edição da iniciativa A TT ao encontro de Todos, a 27 de novembro de 2014, com a intenção de divulgar alguns dos documentos tratados e que têm vindo a ser disponibilizados no biénio 2013 – 2014.
Inclui mostra de doces confecionados a partir do Caderno de receitas pertencente à colecção Manuscritos da Livraria.
O acesso é livre mas sujeito a inscrição
Programa
9h00 – Acolhimento dos participantes

9h30 - Sessão de abertura

*      9h40 - Breve notícia do trabalho desenvolvido no ANTT pela DTTDA no biénio 2013 - 2014, por Fátima Ó Ramos, chefe de divisão

- Evolução comparativa dos pedidos do Núcleo de Reprodução e da Divisão de Comunicação e Acesso: impacto da contribuição do público por Teresa Tremoceiro.

- A TT em crescimento: aquisições por Ana Lopes e Miguel Rodrigues.

*      10h10 - Sítio Web da TT: novos conteúdos por Joana Braga e Teresa Jorge.

*      10h20 - O tratamento arquivístico do fundo Condes de Linhares por Teresa Jorge.

*      10h35 – A devoção, a cozinha e a doçaria por Isabel Abecasis
10h50 – Pausa para intervenções

11h00 – Pausa para café e mostra de doces do Caderno de receitas da colecção Manuscritos da Livraria, liv. 2403

*      11h30 – Assinatura de protocolos de doação de documentos.
13h00 - Almoço livre

*      14h00 - Os inventários de bens: organização, tramitação e conteúdos por Teresa Saraiva, Anabela Antunes e Hélio Coimbra.

*      14h20 - Jorge de Almeida Lima e a Fotografia como Arquivo por Paulo Leme

*      14h40 - Um mundo a descobrir na Colecção de Cartas por Joana Braga e Cristina Camacho

*      15h10 - Arquivo Prof. Silva Cunha: uma década de História do Ultramar por Ana Lopes

*      15h30 – Revisitar os conventos no momento da extinção: descobrir caminhos do património por Fátima Ó Ramos e Filomena Carvalho

*      15h00 - A Biblioteca do ANTT como complemento à investigação por Leonor Carneiro (DCA)

*      15h20 – Apresentação do índice de satisfação dos clientes da DGLAB por José Furtado e Sónia Jaques (DGLAB/DSIEQ)
15h40 – Pausa para intervenções

16h00 - Encerramento

terça-feira, 11 de novembro de 2014

ERASMUS +

 




Tivemos a visita à nossa Biblioteca de três professoras gregas e cinco professores turcos. Estes professores vieram a uma reunião na escola Básica 2/3 de Perafita no âmbito de um projeto Erasmus + do qual a nossa escola é coordenadora. Proximamente acrescentaremos mais informações.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

O PRÍNCIPE NABO, PELA COMPANHIA AtrapalhARTE





Ontem, dia 3 de novembro, a  nossa Biblioteca, em articulação com o Grupo de Português, "trouxeram" o teatro à escola... destinado ao 5º e 6º anos.

A companhia de teatro AtrapalhArte representou e encantou  com a peça de teatro "O Príncipe Nabo ", baseado na obra de Ilse Losa, Foi um momento de muito entusiasmo e grande humor que esta representação deixou no ar, sobretudo nos momentos de  interação entre público e atores.

A AtrapalhArte e o público que assistiu à peça estão de parabéns!!!!
 
Deixamos alguns exemplos....FOTOS


Aproveitamos,  já, para informar que esta companhia regressará ao nosso Agrupamento, no dia 10 de março de 2015,  com a representação de  "Robertices", destinada aos alunos do 3ºano de todo o agrupamento.
As expectativas criadas são muitas....












A 1ª GRANDE GUERRA FOI HÁ 100 ANOS




Início da 1.ª Guerra Mundial
Em 1914, teve início a Primeira Grande Guerra Mundial e Portugal teve de defender os territórios de Angola e Moçambique.
A Ilustração Portuguesa de 17 de agosto de 1914 dá a notícia sobre A sessão extraordinária da Câmara dos Deputados: O dia 7de Agosto marca uma data histórica. O parlamento português nesse dia reunido extraordinariamente para conferir ao governo os mais latos poderes na especial emergência que atravessamos, deu um dos mais altos e nobres exemplos de patriotismo.
No exemplar de 21 de Setembro são noticiadas As expedições portugueses à África: revestiu extraordinário luzimento a despedida feita aos expedicionários a Angola e Moçambique pelo povo de Lisboa.
Veja aqui a Exposição Virtual



terça-feira, 28 de outubro de 2014

O PRÍNCIPE COM ORELHAS DE BURRO

 A Equipa da Biblioteca leu aos alunos do 2º ano o conto O Príncipe com Orelhas de Burro, inserido nas Metas Curriculares. Com base nesse conto e na ficha de trabalho, os alunos realizaram uma banda desenhada.



O Príncipe com orelhas de burro







O Príncipe com Orelhas de Burro de Adolfo Coelho
Ficha de trabalho 2º ano
1-      Completa o texto que se segue com a palavra correta, que se encontra entre parênteses.
Era uma vez um _____________________(rei/príncipe) que vivia muito_____________________(triste/contente), pois desejava muito ter____________________ (filhos/dinheiro). Ele conseguiu realizar o seu desejo com a ajuda de_____________________ (Deus/fadas).
2-      Quando o príncipe nasceu, o que tinha de diferente?
_________________________________________________________________________
3-      Como reagiu o rei a essa diferença? Assinala com um X a resposta correta
a-      (    ) mandou cortar as orelhas.
b-      (    ) mandou fazer uma peruca comprida.
c-       (    ) mandou fazer um barrete.

4-      Como foi revelado o segredo do rei? Assinala com um X a resposta correta.
a.       (    ) o barbeiro contou a toda a aldeia.
b.      (    ) o padre revelou o segredo durante a missa.
c.       (    ) quem tocasse numa gaita feita de canas, o segredo era cantado para que toda a gente ouvisse.

5-      Finalmente, o que aconteceu às orelhas do príncipe? Assinala com um X a resposta correta.
a.       (    ) foram cortadas.
b.      (    ) desapareceram.
c.       (    ) cresceram ainda mais.

6-      Associa uma palavra a outra de acordo com o significado do conto.
a-      Rei                                            1- Verdade
b-      Fada                                         2- Magia
c-       Gaita                                        3- Poder

7-      Desenha a personagem principal deste conto.