quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O SUCESSO ESCOLAR

Resumo da conferência do Sr. Dr. Abel Mota sobre o tema "A importância da leitura para o sucesso escolar".
 
Resumo
Em plena sociedade da informação, com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massas e sobretudo com a omnipresença da Internet, há ainda em Portugal elevados índices de iliteracia que é preciso debelar, para que os jovens venham a estar preparados para os desafios futuros.

As escolas têm um papel essencial nesta preparação, uma vez que, com o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano, a maior parte das experiências leitoras significativas se dá na escola.

O propósito desta acção é questionar a importância da leitura para a construção do conhecimento nas diferentes disciplinas dos curricula e para o sucesso educativo individual. Far-se-á, num primeiro momento, referência a estudos recentes sobre alfabetização e literacia, para de seguida se responder às seguintes questões: o que é ler? O que se pede ao leitor? Como se aprende a ler? Esta reflexão prévia levar-nos-á a uma outra: como intervir nas dificuldades de aprendizagem da leitura?

Apresentar-se-ão, finalmente, propostas de actividades visando a competência leitora, no quadro dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico.


Elementos biográficos
O Dr. Abel Mota é professor do grupo de 300 do quadro da Escola Inês de Castro; concluiu a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui pós-graduação em Administração e Planificação da Educação pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique; é orientador cooperante pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido já coordenador de departamento curricular; como autor, publicou já diversos títulos no âmbito da Língua Portuguesa e do Francês e apresentou várias comunicações sobre a didáctica dessas duas disciplinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário