quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

S. Valentim - O Amor em Jogo

Está a decorrer na escola uma atividade proposta pela biblioteca sobre o Dia de S. Valentim. Trata-se de um jogo a concretizar nas aulas de Língua Portuguesa.

Descrição da atividade:


S. Valentim –
O Amor em Jogo


Biblioteca da E.B. 2,3 de Perafita

Atividade a realizar entre 13 a 17 de fevereiro

Proposta elaborada pela Biblioteca Escolar, a concretizar na sala de aula de Português, sob a orientação do respetivo professor.

Tempo de Duração: 45 minutos

Metodologia: O professor deverá, com antecedência, dividir a turma em 5 grupos de jogo, para que, no momento da realização da atividade, não haja perdas de tempo. (podem ser constituídos por número diferente de alunos).

Cada grupo deverá ser identificado por uma letra do alfabeto.

O jogo consiste em 5 provas para cada equipa.

No final da apresentação de cada jogo, haverá uma votação em relação ao trabalho realizado por cada grupo. Para esse efeito, o professor registará as respetivas pontuações numa grelha de avaliação.

Nota: os grupos não avaliam as suas próprias atividades

Material necessário por grupo: uma tesoura, uma caneta azul ou preta, lápis e borracha, lápis de cor, uma cartolina branca e uma vermelha com as seguintes dimensões: 14,5 X 10,5 cm ( ¼ de uma folha A4 ).

NOTA: Todos os jogos terão a pontuação de 0 a 5 pontos


1º Jogo

 Duração – 5 minutos

Pontuação 1 ponto por cada resposta certa.

Atividade: Questionário sobre a comemoração do Amor

 Responde, por escrito, ao seguinte questionário.

1 – Sublinha o século em que nasceu São Valentim:

     Séc. I a.C.

     Séc. II.

      Séc. III

      Séc. XIII

2- Quando se comemora o dia dos Namorados?

a)    4 de Janeiro

b)    14 de Fevereiro

c)    12 de Fevereiro

3- Completa o seguinte provérbio…” Quem feio ama….”

a)    …bonito lhe parece.

b)    …brilho aparece.

c)    …o encanto desaparece.

d)     


4- Quais dos pares seguintes foram amores da História de Portugal?

a)    Olívia Palito e Popeye

b)    Sanção e Dalila

c)    D. Pedro e D. Inês

d)    Teresa e Simão Botelho

5- Qual o Deus do Amor?

a)    Baco

b)    Cupido

c)    Júpiter

7- Complete o seguinte provérbio: “Não serás amado...”

a)    …se em ti só tens cuidado

b)    …se não te tiveres penteado

c)    …enquanto não amares

2º Jogo

Atividade: Uma História de Amor - Completa o seguinte texto, fazendo o seu desenvolvimento.

 Duração – 8 minutos

                                      Uma história de Amor…

  A Margarida sentia-se estranha. No seu coração a alegria misturava-se com uma grande ansiedade, por isso para serenar a sua agitação resolveu ir à beira mar, olhar o poente escaldante e multicolor. Sentir o infinito.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

       Casaram, tiveram muitos filhos e viveram felizes para sempre.

Critérios de avaliação deste jogo

1 ponto para quem escrever menos de 6 linhas.

2 pontos para quem escrever entre 6 e 9 linhas.

3 pontos para quem escrever entre 10 e 11 linhas.

4 pontos para quem escrever 12 linhas.

5 pontos para quem escrever 12 linhas com mais criatividade.

3º Jogo

Atividade: Quadras de Amor- Cada elemento do grupo terá de decorar uma    quadra de Amor

Duração – 7 minutos

O Amor em verso

Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência, não pensar...


Se perder um amor... não se perca!
Se o achar... segure-o!
Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala.
O mais... é nada.


Olhos Negros

Por teus olhos negros, negros,
Trago eu negro o coração,
De tanto pedir-lhe amores...
E eles a dizer que não. 
E mais não quero outros olhos,
Negros, negros como são;
Que os azuis dão muita esp'rança
Mas fiar-me eu neles, não.
Só negros, negros os quero;
Que, em lhes chegando a paixão,
Se um dia disserem sim...
Nunca mais dizem que não.

Almeida Garrett

Amor É Fogo Que Arde Sem Se Ver
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

 Luís Vaz de Camões

Critérios de avaliação

1    ponto para o grupo que não conseguiu memorizar pelo dois versos consecutivos.

2    pontos para o grupo que memorizou três versos consecutivos.

3    pontos para o grupo que memorizou a estrofe, mas sem expressividade.

4    pontos para o grupo que memorizou a estrofe e a leu sem hesitações, mas sem expressividade.

5  pontos para o grupo que declamou a estrofe sem hesitações e com muita expressividade.

4º Jogo

Atividade: Elaboração de um postal alusivo ao Dia do S.Valentim- Cada grupo terá de elaborar um postal adequado à temática.

Duração – 12 minutos

Selecção do melhor postal. Posteriormente, será feita uma exposição dos mesmos na Biblioteca e sujeita a uma votação por parte de toda a Comunidade Educativa.


5º Jogo - Charme a toda a prova...Um elemento de cada grupo terá de fazer uma declaração de amor a uma pessoa (aluno ou professor) presente na sala de aula.

Duração- 3 minutos

 Critérios de avaliação desta prova

1    ponto para quem fizer a declaração com linguagem desadaptada e sem postura adequada ao momento.

2    pontos para quem fizer a declaração com linguagem desadaptada ou sem a postura adequada.

3  pontos para o grupo que tentar fazer a declaração, mas sem a concluir.

4    pontos para o grupo que fizer a declaração, sem expressividade.

5 pontos para o grupo que conseguir executar a declaração de amor com expressividade e postura adequada.

Eleição do vencedor:

A eleição do grupo vencedor só será anunciada a 29 de Fevereiro, após a votação do melhor postal pela comunidade educativa. 


A Equipa da Biblioteca
Fevereiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário