Descrição da atividade:
S. Valentim –
O Amor em Jogo
Biblioteca da E.B. 2,3 de Perafita
Atividade a realizar entre 13 a 17 de fevereiro
Proposta elaborada pela Biblioteca Escolar, a concretizar na sala de aula de Português, sob a orientação do respetivo professor.
Tempo de Duração: 45 minutos
Metodologia: O professor deverá, com antecedência, dividir a turma em 5 grupos de jogo, para que, no momento da realização da atividade, não haja perdas de tempo. (podem ser constituídos por número diferente de alunos).
Cada grupo deverá ser identificado por uma letra do alfabeto.
O jogo consiste em 5 provas para cada equipa.
No final da apresentação de cada jogo, haverá uma votação em relação ao trabalho realizado por cada grupo. Para esse efeito, o professor registará as respetivas pontuações numa grelha de avaliação.
Nota: os grupos não avaliam as suas próprias atividades
Material necessário por grupo: uma tesoura, uma caneta azul ou preta, lápis e borracha, lápis de cor, uma cartolina branca e uma vermelha com as seguintes dimensões: 14,5 X 10,5 cm ( ¼ de uma folha A4 ).
NOTA: Todos os jogos terão a pontuação de 0 a 5 pontos
1º Jogo
Duração – 5 minutos
Pontuação 1 ponto por cada resposta certa.
Atividade: Questionário sobre a comemoração do Amor
Responde, por escrito, ao seguinte questionário.
1 – Sublinha o século em que nasceu São Valentim:
Séc. I a.C.
Séc. II.
Séc. III
Séc. XIII
2- Quando se comemora o dia dos Namorados?
a) 4 de Janeiro
b) 14 de Fevereiro
c) 12 de Fevereiro
3- Completa o seguinte provérbio…” Quem feio ama….”
a) …bonito lhe parece.
b) …brilho aparece.
c) …o encanto desaparece.
d)
4- Quais dos pares seguintes foram amores da História de Portugal?
a) Olívia Palito e Popeye
b) Sanção e Dalila
c) D. Pedro e D. Inês
d) Teresa e Simão Botelho
5- Qual o Deus do Amor?
a) Baco
b) Cupido
c) Júpiter
7- Complete o seguinte provérbio: “Não serás amado...”
a) …se em ti só tens cuidado
b) …se não te tiveres penteado
c) …enquanto não amares
2º Jogo
Atividade: Uma História de Amor - Completa o seguinte texto, fazendo o seu desenvolvimento.
Duração – 8 minutos
Uma história de Amor…
A Margarida sentia-se estranha. No seu coração a alegria misturava-se com uma grande ansiedade, por isso para serenar a sua agitação resolveu ir à beira mar, olhar o poente escaldante e multicolor. Sentir o infinito.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Casaram, tiveram muitos filhos e viveram felizes para sempre.
Critérios de avaliação deste jogo
1 ponto para quem escrever menos de 6 linhas.
2 pontos para quem escrever entre 6 e 9 linhas.
3 pontos para quem escrever entre 10 e 11 linhas.
4 pontos para quem escrever 12 linhas.
5 pontos para quem escrever 12 linhas com mais criatividade.
3º Jogo
Atividade: Quadras de Amor- Cada elemento do grupo terá de decorar uma quadra de Amor
Duração – 7 minutos
O Amor em verso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência, não pensar...
Nem sabe porque ama, nem o que é amar
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência, não pensar...
Se perder um amor... não se perca!
Se o achar... segure-o!
Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala.
O mais... é nada.
Se o achar... segure-o!
Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala.
O mais... é nada.
Olhos Negros
Por teus olhos negros, negros,
Trago eu negro o coração,
De tanto pedir-lhe amores...
E eles a dizer que não.
E mais não quero outros olhos,
Negros, negros como são;
Que os azuis dão muita esp'rançaMas fiar-me eu neles, não.
Só negros, negros os quero;
Que, em lhes chegando a paixão,
Se um dia disserem sim...Nunca mais dizem que não.
Almeida Garrett
Amor É Fogo Que Arde Sem Se Ver
Amor é fogo que arde sem se ver;É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
Critérios de avaliação
1 ponto para o grupo que não conseguiu memorizar pelo dois versos consecutivos.
2 pontos para o grupo que memorizou três versos consecutivos.
3 pontos para o grupo que memorizou a estrofe, mas sem expressividade.
4 pontos para o grupo que memorizou a estrofe e a leu sem hesitações, mas sem expressividade.
5 pontos para o grupo que declamou a estrofe sem hesitações e com muita expressividade.
4º Jogo
Atividade: Elaboração de um postal alusivo ao Dia do S.Valentim- Cada grupo terá de elaborar um postal adequado à temática.
Duração – 12 minutos
Selecção do melhor postal. Posteriormente, será feita uma exposição dos mesmos na Biblioteca e sujeita a uma votação por parte de toda a Comunidade Educativa.
5º Jogo - Charme a toda a prova...Um elemento de cada grupo terá de fazer uma declaração de amor a uma pessoa (aluno ou professor) presente na sala de aula.
Duração- 3 minutos
1 ponto para quem fizer a declaração com linguagem desadaptada e sem postura adequada ao momento.
2 pontos para quem fizer a declaração com linguagem desadaptada ou sem a postura adequada.
3 pontos para o grupo que tentar fazer a declaração, mas sem a concluir.
4 pontos para o grupo que fizer a declaração, sem expressividade.
5 pontos para o grupo que conseguir executar a declaração de amor com expressividade e postura adequada.
Eleição do vencedor:
A eleição do grupo vencedor só será anunciada a 29 de Fevereiro, após a votação do melhor postal pela comunidade educativa.
Fevereiro de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário