terça-feira, 31 de outubro de 2017

Formação de utilizadores e Hora do Conto ao Pré-escolar

1.ª FORMAÇÃO DE UTILIZADORES
A equipa da Biblioteca escolar realizou uma Formação de utilizadores , destinada aos alunos do 1.º e 5.º anos, para que estes fiquem a conhecer o espaço, as regras, como estão colocados os livros nas prateleiras e que atividades podem aí desenvolver.
2.ª Sessão da Hora do Conto ao Pré-escolar com a história NÃO​












Bibliotecas Digitais

Bibliotecas Digitais
1. BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
A Biblioteca Digital Mundial (https://www.wdl.org/pt/) disponibiliza na internet, gratuitamente e em formato multilingue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo, refletindo o património cultural de todos os Estados-membros da UNESCO.
Lançada com o apoio da UNESCO em abril de 2009, esta biblioteca visa promover a compreensão internacional e intercultural, expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na internet, desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos países e entre os países e fornecer recursos para educadores, académicos e o público em geral.
Dicas de pesquisa
• Consulta os itens apresentados no início da página.
• Observa as instituições apresentadas.
• Vê os itens acrescentados recentemente e os destaques.
• Experimenta pesquisar algum conteúdo, utilizando a caixa «Pesquisar» e seguindo as indicações de pesquisa. Descobriste o que procuravas?
• Inclui este endereço nos teus favoritos, pois ser-te-á útil, certamente, em futuros trabalhos.
2. BIBLIOTECA CAMÕES
A Biblioteca Digital Camões (http://cvc.instituto-camoes.pt/…/biblioteca-digital-camoes.…) afirma-se como um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.
A biblioteca apresenta autores e edições diversos. Cada edição publicada tem um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Instituto Camões e do editor e/ou instituição proprietária da edição. Assim, existem níveis diferenciados de acesso: apenas leitura, leitura e impressão e leitura, impressão e cópia
Dicas de pesquisa
• Faz uma pesquisa por tema, em «Explorar por temas»: pesquisa, num tema que te interesse, e descarrega um livro que queiras ler.
• Experimenta, agora, «Explorar por autor»: pesquisa um dos autores que já conheces e descarrega, para leres, uma obra sua. Podes, por exemplo, descarregar a obra Os Maias, de Eça de Queirós, copiando-a para o teu computador e imprimindo-a, depois. Ou, da mesma forma, descarregar a obra A Sereiazinha, de Hans Christian Andersen. Neste caso, ambas as obras permitem leitura, impressão e cópia.
• Comodamente, podes consultar histórias virtuais, pequenos textos, contos, etc.
• Inclui este endereço nos teus favoritos, pois poderá ser-te útil em futuros trabalhos.
3. BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL
A Biblioteca Nacional Digital (http://purl.pt/index/geral/PT/index.html) é um serviço da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e disponibiliza, em linha e de forma gratuita, cerca de 25 000 documentos, a que correspondem mais de um milhão e meio de imagens. Na coleção digital incluem‑se documentos de acesso livre e também conteúdos protegidos pelo Direito de Autor, que, por este motivo, estão acessíveis apenas na rede interna da BNP.
O acesso às coleções digitais de livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia e música pode fazer‑se mediante pesquisa no catálogo bibliográfico ou por navegação através dos índices de título, autor ou data de publicação.
Os conteúdos estão ainda disponíveis através de outros portais nacionais e internacionais:
• portal Europeana (Biblioteca Digital Europeia);
• serviço TEL (The European Library), que faculta acesso aos catálogos das bibliotecas nacionais e de várias bibliotecas universitárias europeias;
• Biblioteca Digital do Património Ibero-americano;
• Registo Nacional de Objetos Digitais (RNOD).
Dicas de pesquisa
• No barra cinzenta à esquerda, clica em «autor» e verifica a existência de livros de autores que já estudaste. Por exemplo, se procurares Eça de Queirós, encontrarás, entre outras, uma edição de 1888 da obra Os Maias.
• Além de edições de várias obras, encontras também cópias de muitos documentos, como, por exemplo, uma cópia da partitura original de A Portuguesa, de finais do século XIX, ou cópias de retratos representando o 1.º rei de Portugal…
4. BIBLIOTECA DE LIVROS DIGITAIS
A Biblioteca de Livros Digitais do Plano Nacional de Leitura (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/) é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com a leitura e a escrita, que se assume como um conjunto de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo, como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.
Pode ser membro da Biblioteca de Livros Digitais qualquer pessoa que queira melhorar as competências de leitura e de escrita, partilhar competências e saberes e participar em iniciativas integradas nas múltiplas formas de leitura e escrita, características do século
Dicas de pesquisa
• Escolhe a faixa etária que te interessa numa das estrelas do lado esquerdo.
• Observa os livros apresentados e escolhe aqueles que gostarias de ler.

"Parar para Ler"

Esta semana a Biblioteca escolar, integrada na Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, levou a cabo a atividade "Parar para Ler". Este projeto​​ teve um duplo sentido : motivar para a leitura e sensibilizar para o silêncio. Assim, a partir de duas citações sobre o tema e da leitura de um poema  acerca da importância do  silêncio, os alunos refletiram no assunto e depois leram, em silêncio, um livro, que a biblioteca disponibilizou em caixas para cada turma. Esta atividade foi realizada nas aulas de Português.

 Partilhamos convosco as citações e o poema utilizados:
















É no silêncio que se educa o talento (Goethe)
O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra (William James)

Silêncio
Assim como do fundo da música
brota uma nota
que enquanto vibra cresce e se adelgaça
até que noutra música emudece,
brota do fundo do silêncio
outro silêncio, aguda torre, espada,
e sobe e cresce e nos suspende
e enquanto sobe caem
recordações, esperanças,
as pequenas mentiras e as grandes,
e queremos gritar e na garganta
o grito se desvanece:
desembocamos no silêncio
onde os silêncios emudecem.
 Octavio Paz, in "Liberdade sob Palavra" (Escritor mexicano - Recebeu o Nobel de Literatura de 1990)
Tradução de Luis Pignatelli
 

Os alunos também colaboram com a Biblioteca...

Os alunos também colaboram com a BIBLIOTECA....😘😅




Hora do Conto - "Pré-escular"

A Hora do Conto às nossas crianças do Pré-escolar, dinamizada pela equipa da Biblioteca, este trimestre, foi a leitura do livro "Não".




Hora do Conto - "Mil penas de Tsuru"

As turmas do 4.º ano na sessão da Hora do Conto, dinamizada pela professora bibliotecária, ouviram a Lenda Japonesa "Mil penas de Tsuru". O trabalho com esta lenda prende-se com o projeto do Agrupamento "Origamis de grous", que se associou à Onda Rosa.








PORDATA KIDS

Dia 30 de outubro as turmas do 6.º ano beneficiaram de um Ação sobre a PORDATA KIDS. Esta ação foi realizada ao abrigo do acordo celebrado entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a Pordata e a Rede de Bibliotecas Escolares. Os alunos entusiasmaram-se com o site e com as atividades realizadas.
Obrigada pela oportunidade!​










segunda-feira, 30 de outubro de 2017

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

" As bibliotecas escolares desempenham um papel cada vez mais determinante na criação e dinamização de comunidades de leitores, de práticas e de aprendizagem, criando pontes e valorizando a diversidade cultural neste mundo globalizado". In RBE

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A Biblioteca do Agrupamento de Perafita dá a todos os seus utentes as boas vindas a um novo ano letivo.

A Equipa da Biblioteca espera a vossa visita e colaboração.